Materiais para Faceup

Olá pessoal! Vou ensinar aqui rapidamente quais são os materiais básicos para se comprar quando se está querendo começar a fazer faceup nos seus BJDs.
Esse post não será um tutorial detalhado sobre como fazer uma faceup, mas sim um guia de materiais seguros e não seguros para se usar em BJDs (de resina! Nada de vinil ou outros plásticos por enquanto!) Vamos começar?

Bom, de início, faceup é uma coisa complicada e que vai requerer algum cuidado e bastante pesquisa! Vou dar aqui os caminhos básicos pra vocês comecem e depois vocês saberão onde pesquisar melhor…
1. Vamos começar pelo não? Eu acho mais fácil eliminar logo de cara as opções negativas! Então vamos lá!
O que NÃO fazer:
  • Basicamente, evitem tudo o que tem óleo. Tinta com óleo, materiais à base de óleo e produtos removedores com óleo em sua composição. O óleo amarela e mancha a resina, permanentemente. Então já dá pra riscar da lista de materiais qualquer coisa com óleo.
  • Evite qualquer coisa de caráter permanente (canetas, marcadores, colas, vernizes, tintas, pigmentos, etc). Cheque os materiais que são removíveis! Não use coisas permanentes.

Essas duas coisinhas são os dois gritos iniciais que eu digo, antes de mais nada, para que todo mundo preste atenção. É importante sempre lembrar de checar se o produto não tem absolutamente nada de fixação permanente ou óleo em sua composição antes de testar em seu BJD.

Bom, mas tudo bem. Eu sei o que não fazer, mas e…

O que fazer?

  • Quando for utilizar sprays, certifique-se de fazer em local aberto e arejado. Mantenha animais de estimação fora do cômodo e proteja seu rosto com as máscaras adequadas! Não use spray em locais fechados nem inale o produto pois ele é tóxico e poderá causar problemas de saúde em você e quem mais estiver próximo.
Agora sim! Com esses pontos em mente, podemos passar para os materiais indicados e “padronizados” de todo mundo que está iniciando no mundo da faceup. Já sabemos o que vamos procurar quando formos à loja encher o carrinho de compras!
O que é recomendado?
  • Materiais à base de água, removíveis e sem óleo em sua composição (tintas acrílicas, guache, lápis de cor aquarelável, giz pastel SECO, sprays acrílicos, sprays próprios para uso em resina e PVC, removedores à base de álcool, evite usar acetona, apesar de que existem controvérsias sobre isso no hobby. Existem pessoas que não negam 100% o uso de acetona em BJD, apesar de já comprovado o fato de que se usar a longo prazo vai sim danificar a resina, mas a curto prazo não traz dano algum)
Certo… Então não pode ser nada com óleo e os recomendados são à base de água. Mas quais são as coisas que eu devo priorizar na hora de começar a fazer as compras, já que estou começando e ainda não tenho nada?
O que comprar pra começar?
  • Pigmentos: Tinta Acrílica OU Lápis aquarelável (não precisa ter os dois no começo. Tem gente que se adapta melhor à tinta, tem gente que usa lápis, tem gente que usa os dois, como é o meu caso, mas isso você vai ver conforme for fazendo). Giz pastel seco.
    • Marcas indicadas de tintas e lápis: Acrilex, Liquitex, Winsor&Newton, Corfix, Caran d’Ache, Faber Castell, Prismacolor, Mr. Color, etc. Para o giz, as marcas indicadas são: Mungyo pastels (importada, muito comum nas lojas de BJD), Rembrandt, Reeves, Schmincke, Zoukei-mura, etc. Alguns são importados e de acesso um pouco mais difícil, outros dá pra achar no Brasil. Mas, lembre-se sempre: Pastel SECO!
  • Sprays de proteção e finalização
    • MSC (ou Mr. Super Clear), Liquitex Matte Varnish e Matte Medium (necessário importação e é necessário possuir um aerógrafo, então é um pouco mais complicado do que as outras opções), Tamiya TS-80, Citadel Purity Seal, Zoukeimura Finishing Powder. Infelizmente não tem nenhum spray 100% seguro e confiável pra se fazer faceup que possa ser encontrado no Brasil. Todos devem ser importados. Algumas pessoas usam um spray chamado Plastilac da marca Colorgin, mas eu pessoalmente não recomendo, muito menos o da Acrilex.
  • Vernizes de finalização: Gloss e brilho. Tamiya X22 (importado), Liquitex Clear (importado) ou o Verniz brilhante ACRÍLICO da Acrilex (eu também não recomendo muito), mas não é tão ruim quanto os sprays acima.
  • Cílios e quaisquer outros detalhes que você queira adicionar!
  • Pincéis: Aqui o gosto é muito pessoal. São recomendados normalmente pincéis macios e finos. Porém, você vai precisar de uns mais grossos para fazer a área do blushing e de tamanhos e espessuras variadas para lábios, sobrancelhas, detalhamentos e sombras. Tem gente que usa pincéis de maquiagem humana mesmo (eu, particularmente, não gosto, porque acho que eles “juntam” muito pigmento e acabam manchando um pouco áreas que eu não queria manchar) mas isso é muito pessoal MESMO. Também vai variar um pouco de acordo com o tamanho dos dolls que você está pintando, se prefere pincéis feitos de material sintético ou natural, etc. O ideal é ir até uma boa loja de artes e gastar algum tempinho analisando as opções, mas já adianto que dificilmente você vai acertar de primeira. Seus pincéis favoritos vão surgindo com o tempo e você vai sentindo falta de tamanhos diferentes conforme for pintando, mas tudo bem, vai comprando quando a necessidade for surgindo.
  • Magic Block ou Esponja Mágica, basicamente é uma esponja que você vai usar para apagar quando você errar alguma coisa na faceup ou quando quiser apagar algo que ainda possa ser apagado. Você encontra a esponja mágica em vários sites de doll e em lojas como a Daiso e a Miniso. Ela está disponível no site da Alice’s Collection aqui.
  • Thinner ou álcool 70 ou 90.
    • Marcas indicadas: Thinner de acrílica PELO AMOR DE DEUS! Não comprem Thinner de parede! Thinner à base de álcool ou álcool 70 ou álcool 90 (ambos encontrados em farmácia). Esses três itens servem para o mesmo propósito que é o de remover faceups. Existem muitas controvérsias acerca da remoção de faceups de BJDs, o quanto isso pode danificar o seus dolls e tudo mais. Em vários testes já comprovados por escultores e outros donos de BJD, é certo que o Thinner à base de álcool não danifica o doll se a resina ficar em contato com o produto por um período de tempo certo. Não é ideal deixar o doll embebido na solução e ir embora fazer outra coisa. O ideal é apenas limpar, depois lavar o doll e deixar secar. Eu tenho um tutorial de como remover faceup, detalhadamente, aqui.

Existem outros materiais opcionais?

Claro! Aqui vai uma infinidade de coisas que eu posso passar uma vida listando e essa não é a intenção desse post. Contudo, vale ressaltar que para que vocês colem os cílios ou outros detalhes no rosto do doll, ou façam cicatrizes, vocês vão precisar de cola. A cola usada é sempre cola branca escolar à base de água! Nada de inventar outros tipos de cola. A cola branca fica transparente depois de secar, então ela “some” na faceup. Vocês também podem precisar de Medium para diluir as tintas ou de paletas (godês) para misturar tintas ou pastéis. Podem precisar da máscara de proteção para aplicar o spray, de luvas de silicone ou látex para segurar o doll e evitar que a faceup fique “dedada” enquanto você toca em pincéis e tintas sujos com pigmentos e em seguida no rosto do doll, etc. Todos esses materiais e suas necessidades são secundários e suas necessidades vão surgindo conforme você for usando os materiais e percebendo onde encontram suas necessidades. Lembrando que a máscara de proteção pode não ser opcional dependendo das condições onde você for aplicar o spray! Tenha cuidado com isso!

Qualquer dúvida, é só entrar no BJDBrasil e perguntar!

Boa sorte nas pinturas!

2 thoughts on “Materiais para Faceup

Leave a comment