[Tutorial]Como montar um BJD

Oi gente, tudo bem? ^^ Eu resolvi fazer outro tutorial a pedidos do pessoal, para ajudar quem está chegando agora no hobby a montar dolls quando o elástico estiver muito frouxo ou precisar de trocar por qualquer razão! Vamos começar?

Primeiramente eu queria agradecer à Jordana Chaves por tirar as fotos enquanto eu montava a dollzinha e à Dimme Seixas por ceder a dollzinha da Bambicroni dela que estava frouxinha (e a casa para o meeting! ahahah) para que eu pudesse fazer esse tutorial ^^ Fizemos um encontro e nos divertimos muito. Eu tive um enorme prazer em ensinar o pessoal como desmontar e montar os dolls ao vivo e também em fazer algumas fotos pra postar aqui!

Para desmontar é simples, você pode retirar qualquer parte de tensão do elástico, seja a cabeça ou o pé. Mas vou explicar com calma. Primeiro, vou deixar o link para um post anterior que eu já fiz ensinando a tirar e colocar a cabeça do seu doll com cuidado para não danificar a pintura e não soltar o elástico. É só clicar aqui.

Agora, vale seguir as mesmas dicas do post anterior para esse. Prefira desmontar o seu doll numa superfície grande o suficiente para acomodar todo o boneco, e preferência sobre uma toalha ou sobre a cama, para evitar que a resina fique em contato com qualquer área áspera ou rígida e possa quebrar ou arranhar. Mais para frente, quando você já tiver mais confiança, isso não será necessário, mas enquanto estamos começando e aprendendo a lidar com nossos dolls, é importante ter segurança para puxar, apertar e empurrar sem medo, então vamos preferir uma superfície coberta por um pano macio ou até mesmo em cima da cama.

Eu normalmente prefiro tirar a cabeça primeiro e separá-la no canto, principalmente se o doll já tiver pintura. Então, só seguir os passos do tutorial anterior e retirar a cabeça do seu doll, deixar ela em algum lugar seguro e seguir com o corpo para que possamos começar esse tutorial 🙂

Para desmontar, prefira começar pelo pé. Ao puxar o pézinho, vocês vão perceber que ele estará preso por uma espécie de anzol, ou “S-hook” como chamamos no hobby. Existem dolls cujo “S-hook” é feito apenas com a própria resina do doll e assim, o pé estará preso por um gancho feito na própria resina. Conforme for, é só deixar o elástico soltar. CUIDADO! O elástico poderá estar muito tensionado e os pedaços de resina podem “explodir” voltando com tudo para trás, então mantenha tudo sob controle. Veja se as peças não vão voar com a tensão do elástico, afinal, ele vai funcionar como um estilingue na hora que você soltar e vai voltar para dentro do doll, empurrando todas as peças junto com ele e desmontando de uma vez. Se estiver molenguinho, essa tarefa será bem fácil e não causará nenhum dano.

Normalmente, os dolls possuem apenas um elástico dentro deles, então, soltar um dos pés fará com que todo o doll esteja desmontado. Se não for o caso do seu doll, possivelmente apenas uma das pernas vai se desmontar, daí é só fazer o mesmo com a outra. Ao final, todas as peças vão se separar.

Para evitar trabalheira, na hora que uma perna desmontar, ponha de um lado, separadamente da outra, assim você não mistura as peças de uma perna com a outra. Nem todas as lojas possuem marcações internas na resina dizendo qual peça é de qual lado e isso dificulta muito quando estamos entrando no hobby e não temos familiaridade com as peças ainda. Porém, algumas lojas são camaradas e escrevem na parte interna da resina algumas “dicas” que ajudam como “L” e “R” que significam “Left” e “Right”, inglês para “Esquerda” e “Direita”, mas é a esquerda e a direita do doll e não a sua, hein?!

Após desmontar o doll, você vai ter algo assim:

Os materiais enumerados na foto não serão todos usados, mas são alternativas escolhidas que ajudam na hora de montar. Se você tiver algum desses materiais em casa, poderá utilizá-los!

  1. Uma corda resistente. Pode ser um cadarço limpo ou uma fita forte, contanto que aguente a tensão do elástico. Isso vai depender muito do tamanho do seu doll. Se sua corda for muito grossa e seu doll for muito pequeno, poderá não passar pelo buraquinho das juntas. Ela deve ser fina o suficiente para percorrer o caminho dentro das juntas do doll. Os cadarços costumam ser mais fáceis por contarem com a pontinha rígida e passarem mais facilmente para o outro lado.
  2. Forceps. Essas “tesouras” sem corte são um material cirúrgico muito comum em farmácias especializadas, casas de enfermagem e também são vendidas em alguns estúdios de body piercing. Elas são uma MÃO NA RODA para quem está no hobby pois ajudam a segurar elásticos no lugar, prendem e passam coisas e funcionam como “uma terceira mão” na hora do sufoco.
  3. Alicate. Não é tão necessário aqui, mas pode ser preciso para ajudar a abrir ou fechar um “s-hook” emperrado que esteja se recusando a colaborar, ou pode servir como uma “pinça gigante” para puxar o elástico para fora caso você precise de uma ajudinha.
  4. Headpuller. Esse item é específico para BJDs e é vendido apenas em lojas de doll. Serve para ajudar a remover heads e funciona como um gancho auxiliar na hora de tirar a cabeça do seu doll. Pode ser comprado na Luts.
  5. Stringpuller. Outro item específico para BJD, mas esse é bem mais útil que o anterior. Ele funciona como um gancho gigante que passa por dentro das juntas do doll e “busca” o elástico lá do outro lado. Se vocês tiverem a oportunidade de comprar, comprem! Ou façam o próprio em casa, deve ser fácil ^^
  6. Lápis! Sim, eu esqueci de fotografá-los, mas lápis são extremamente necessários se vocês não possuírem forceps! Peguem vários lápis e deixem pertinho de vocês!

Se o seu doll veio desmontado e não veio com indicações de direita e esquerda dentro da resina, nós vamos precisar testar as partes para ver qual lado encaixa melhor. A primeira coisa a se observar é que esses “vincos” de abertura ficam virados para frente da coxa, sempre! Depois disso, testem encaixar as pecinhas e observem. Normalmente o “gordinho” da coxa fica para dentro. Caso tenham dificuldades, procurem fotos na loja do corpo montado!

Posicionem as peças em ordem antes de começar para ter certeza de que não vão se embananar. Se vocês desmontaram para apertar o elástico e tomaram o cuidado de separar as pernas antes de começar, como eu expliquei, não será difícil! Normalmente, as peças dos joelhos e dos cotovelos costumam ser muito semelhantes ou até iguais, então isso confunde bastante!

Depois de posicionar tudo, é hora de ajustar o elástico. Sempre há aquela dúvida de qual seria o tamanho certo para o elástico de um BJD. Ainda não existe uma medida exata para isso e a maioria das vezes nós vamos no “olhômetro” ou no método de tentativa e erro, mas a Marina Rabiruchi trouxe uma informação que ela vem utilizando nos dolls dela e tem mostrado resultado! Segundo a Marina, a medida certa para o elástico dos seus dolls é:

Medir do pescoço até os joelhos sem tensionar. Amarrar. Depois, puxar até os pés e ver se ele estica facilmente, com uma pequena folguinha ou “sem muito esforço”. Aí é só cortar o que sobrar e começar a montar!

Primeiro começamos pela peça da barriga. É só pegar a corda, passar pelo elástico e, como se a corda fosse uma “agulha”, passar o elástico pelo buraquinho da perna. Aí começam a entrar os lápis. Para o elástico não passar pro outro lado, é só colocar um lápis para barrar a passagem dele, como mostra a foto.

A corda vai ser o nosso guia para passar o elástico por todo o corpo do doll. Vamos passar sempre as duas pontas da corda, trazendo o elástico junto com ela.

Agora que passamos por um buraquinho, vamos passar pelo outro, mas não sem colocar um lápis lá em cima, onde fica o comecinho da peça, fazendo tensão no elástico nos três buracos da peça. Como mostra a foto abaixo:

Sobre o nó do elástico, eu tento sempre fazer com que ele fique no meio do torso. Pra que ele não dê trabalho na hora de passar pelos buracos. Ele pode emperrar em alguma junta e atrapalhar a movimentação do doll, ou atrapalhar você enquanto está montando. Mas isso é ajustável, se você for guiando-o enquanto estiver montando.

Agora, com a corda posicionada na saída de uma das pernas, vamos passar a corda por dentro de uma das pernas inteira. Nós já separamos todas as peças de uma das pernas, então sabelos a ordem dela. É só ir passando a corda por dentro das peças na ordem certa, até tirá-la do outro lado, trazendo elástico junto. Cuidado para os lápis não escaparem e o seu doll desmontar de novo!

Quando você puxar, é só colocar um lápis no lugar e você terá o doll parcialmente montado! Estamos caminhando!

Agora é só colocar o pézinho com o “S-hook” no lugar do lápis e tirar o lápis de lá. Assim, vamos passar para a outra perna!

Aqui no tutorial, eu fiz a segunda perna usando o stringpuller, para mostrar como ele funciona. Basicamente, basta passar o arame por dentro das peças da perna e “pescar” o elástico com a pontinha curvada dele. É bem mais fácil do que com a corda. Assim que pescar o elástico, é só puxar ele até o final da perna e encaixar o pézinho. Bem simples!

Agora, a pecinha do peito. Com a ajuda da corda (ou do stringpuller), vamos pegar o elástico que está sendo seguro pelo lápis na base da barriga. Depois passar por dentro da peça do peito e pelo pescoço! Daí é só tirar o lápis antes de puxar. O elástico sairá lá em cima e é só encaixar o S-Hook da cabeça de volta no lugar!

Algumas lojas possuem argolas no lugar de S-hook, isso faz com que o processo de montagem do doll seja um pouco diferente… No caso, se o seu doll possuir uma argola no lugar do S-hook, você precisa começar pela peça do peito, passando o elástico já pelo pescoço, através da argola e para baixo. A argola funcionará como o lápis que prendeu o elástico na base da barriga neste tutorial!

Ao final a doll estará montada e pronta para receber a cabecinha de volta!

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida entre em contato, ou entre na comunidade do Facebook BJDBrasil. Até a próxima ^^

Leave a comment