BJD: Como comprar

Bom, galera, pra ajudar algumas pessoas eu resolvi fazer esse post. Tem muita gente por aí com muita dúvida e eu recebo mensagens o tempo toooodo de “como consigo comprar?” ou “Você tem aluma lista de lojas onde eu posso escolher meu primeiro BJD?”

Eu vou tentar explicar um pouco sobre como comprar BJDs, qual a melhor maneira de pagar, onde estão as lojas mais caras e as mais baratas… É meio impossível abranger tudo em um único post e pode ficar um pouco extenso,  mas eu vou tentar fazer o possível pra condensar as informações em utilidade e relevância. Como todo mundo sabe, comprar dolls não é simplesmente entrar no site e colocar o número do cartão de crédito. Muitas lojas de BJD não aceitam os cartões no formato dos nossos porque os cartões na ásia são diferentes, então nossos cartões são lidos como “inválidos” na maioria dos sites de BJD e é por isso que grande parte das pessoas do hobby usa o Paypal.

Calma! Eu já vou explicar tudinho, até como criar uma conta no Paypal 🙂 se você tiver paciência, vai conseguir ler fácil. Caso não tenha muita paciência pra ler tudo, já saiba como fazer uma conta do Paypal, ou já tenha alguma noção de como pedir, eu vou deixar os títulos bem destacados e você pode passar direto pelo assunto que não te interessar e seguir pro próximo!

BJD: Como pedir?

NÃO COMPRE RECASTS. PARA SABER O QUE É UM RECAST, VEJA O POST ANTERIOR.

1. PAGAR:

Bom, na minha opinião, a primeira coisa e a mais importante de todas é que você tenha um método de pagar pelo seu doll, antes de tudo. Isso é importante pra você não se frustrar quando escolher tudo e descobrir que não pode pagar porque não tem os  meios necessários pra isso. Então vamos começar por esse passo.

Primeiro de tudo é criar uma conta no PayPal.

Atualmente as coisas estão bem mais fáceis porque o Paypal agora tem escritórios no Brasil, atendimento ao cliente em português e até um SAC 24 horas totalmente em português com pessoas reais prontas para te ajudar 🙂 Aqui vai o telefone caso você queira criar a conta passo a passo com uma pessoa te explicando ao invés de ler aqui: 0800-8921555. É 0800, ou seja de GRÁTIS. E é 24h também.

Okay, vamos às explicações.

Primeiro vá no “Criar uma conta” e lalala, preencha toda a burocracia. Use seus dados reais, ok? Se você tiver problemas com a sua conta e precisar do Suporte Técnico deles, esses dados vão ser necessários.

Daí, quando sua conta estiver criada, você vai na opção “Carteira” e depois vai em “Vincular um cartão”.

Certo, pra que serve isso? Você precisa ter um cartão de crédito cadastrado no PayPal. A maioria das bandeiras são aceitas pelo site, até o Elo, mas o Elo você só consegue usar em sites Brasileiros, então não serve para nós!

Nessa parte, você vai digitar o número do seu cartão de crédito inteiro, a data de validade e os dígitos de segurança atrás do cartão. Pode digitar! O Paypal é seguro e é exatamente por isso que nós vamos usar o serviço deles. Então coloque seu cartão e aperte em confirmar. Depois disso, ele vai adicionar o seu cartão, mas ele ainda não está pronto para o nosso uso. Por quê? Bom, porque nós precisamos de um limite alto disponível para comprar nossos bonequinhos e o Paypal não libera esse limite caso você não CONFIRME o seu cartão antes. Então você vai em “verificar” ou “confirmar” no próprio cartão. O Paypal vai cobrar uma taxa entre 0,01 e 10,00 reais na sua fatura do cartão. Essa taxa é aleatória e serve para que você possa provar que esse cartão é seu. Esse valor será devolvido pra você após a confirmação.

Como fazer para confirmar? Simples. Você clica no pedido de confirmação e espera alguns dias. A cobrança de cartões de crédito nunca é imediata. Você vai precisar ter paciência aqui, como em quase tudo desse hobby, então vamos esperar alguns dias. Depois, verifique nos lançamentos do seu cartão de crédito, no banco que você usar. Lá deverá aparecer a cobrança de um valor aleatório feito pelo Pyapal e aí você vai entrar no Paypal, entrar na sua carteira, escolher o cartão que você solicitou a confirmação e inserir o valor que apareceu na sua fatura. Assim o Paypal vai ter certeza de que o cartão realmente é seu e vai estornar o valor cobrado na verificação e aí o seu cartão contará com todo o limite disponível para compras 🙂

Como funciona o limite do cartão de crédito? Cada pessoa tem o seu próprio limite ditado pelo banco. Você precisa ir até a sua agência do seu banco e conversar com o atendente sobre o seu limite disponível para saber quanto você poderá gastar. Após a confirmação do cartão no Paypal, todo o limite que você tem no banco será possível de ser usado através do Paypal.

Terminamos? NÃO! Ainda é necessário desbloquear o cartão de crédito para uso no exterior! Cada banco possui uma maneira de fazer isso. Você deverá ir até a sua agência e descobrir como desbloquear o seu cartão para compras no exterior. Isso acontece porque os sites de dolls são estrangeiros e vão cobrar as compras em dólar. O que também significa que você vai pagar um impostinho babaca de conversão de dólar para real, chamado IOF em todas as suas compras 🙂 então esteja ciente disso também. O IOF hoje custa cerca de 7,4% em cima do valor total da compra, mas pode variar.

Existem outras taxas? O Paypal cobra taxas? Sim. O Paypal cobra taxas, mas não de você. O que acontece é que todas as transações feitas com o Paypal possuem uma espécie de “seguro contra calote” o que é muito bom, caso alguém passe a perna em você, mas esse seguro custa dinheiro e alguém paga por ele. Normalmente, as lojas de BJD não cobram dos seus clientes pelas taxas do Paypal e arcam com elas sozinhos, o que é o mais correto, porém, algumas lojas cobram taxa e no valor final aparece o quanto a mais você irá pagar. Normalmente as lojas que cobram taxas são revendedores autorizados das lojas oficiais. Também é bem comum ver vendedores de doll de segunda mão cobrando pelas taxas.

Então preste atenção na taxa também, procure saber se a loja que você está querendo comprar cobra as taxas do Paypal ou ao menos considere que a loja pode vir a cobrar e você vai ter que pagar por isso também…

Bom, liberado o cartão, cadastrado e verificado no Paypal, estamos com a faca e o queijo na mão para comprar nosso doll. Vamos para o próximo passo.

2. Escolha seu modelo:

Escolher o seu primeiro BJD não é uma coisa fácil. Cada pessoa tem o seu propósito de entrar no hobby, seja pela arte, seja pela criação, customização, fotografia, pra dar vida a um personagem, só pra ter, pra qualquer outra razão. Mas é importante ter algumas coisas em mente:

Não são objetos recomendados pra crianças. Tampouco são brinquedos. O melhor jeito de entender é você tentar ver BJDs como esculturas e/ou peças de arte. Eles são caros, são artigos únicos, feitos por artistas escultores. Não há nada mais triste pra um  artista ou até mesmo um outro colecionador do que ver alguém tratar como lixo seus objetos mais preciosos, então, se você pensa em comprar um BJD pra dar pro seu cachorro comer, pra deixar largado no sol e na umidade, pra jogar de qualquer lado de um lado pro outro, pra tratar de maneira banal, é possível que você sofra preconceito entre os outros colecionadores. CONTUDO, o dinheiro é seu e você faz o que quiser com ele. Isso aqui é apenas uma dica para os iniciantes que muitas vezes não entendem porque são mal vistos dentro da comunidade. Porém, repetindo: O dinheiro é de quem tem e se compra o que quiser.

Dicas para escolher o seu modelo:

  • Tenha algo em mente, nem que seja “vou comprar o que eu achar mais bonito”.
  • Não se apresse, eles não vão sair correndo e limited editions lançam a cada minuto, se você se desesperar em comprar ele pode não ser o que você imagina quando chegar.
  • Pense se quer comprar ele “fullset” (um que já venha montado com cabelo, olhos, maquiagem) ou se vai querer comprar cru para customizar
  • Lembre-se da diferença de tamanho entre eles! Existem BJDs entre 11 e 80 centímetros e eles podem não conseguir conviver na “mesma realidade”. Se você pensar em comprar um doll MSD (entre 30 e 45cm) para ser um adulto e tiver a intenção de comprar outros dolls no futuro, saiba que todos os adultos provavelmente deverão ser MSD, ou então não vão parecer parte da mesma realidade (é como se você recortasse o desenho de uma menina super poderosa e colocasse para ser o personagem de um filme onde os atores são reais. Ficam parecendo figuras de mundos diferentes.)
  • Quando gostar de um modelo, procure por fotos de outras pessoas que tenham esse doll. Assim você vai saber como ele se parece fora das fotos glamurosas do site de vendas!

No hobby, algumas lojas já têm fama de serem “melhorzinhas” ou “piorzinhas” mas isso não é regra e eu sinceramente detesto esses selos de avaliação impostos pelas pessoas! Principalmente porque a maioria deles têm muito mais a ver com o preço do que com a qualidade em si. Mas, no mundo real, têm lojas caríssimas cuja qualidade da resina é bem ruim, assim como tem lojas baratas que possuem uma qualidade muito boa. Existem tipos de modelos mais realistas, outros mais estilizados e caricatos, então isso vai do seu gosto. Se forem dolls originais, não haverá problema algum.

A recomendação que eu dou é pra que você entre primeiro em algum grupo, fórum ou comunidade. Se já for de algum grupo, procure pessoas que possam te ajudar e que tenham paciência pra ouvir suas perguntas. O hobby é cercado de gente mesquinha (como em qualquer outro lugar) e gente ciumenta e até mesmo grossa, que não gosta de falar muito sobre o aspecto técnico deles. Isso acontece, creio eu, por ser o tipo de coisa que envolve muito dinheiro. Eu mesma não gosto de ficar falando quantos eu tenho ou quanto custaram pra pessoas que eu não conheço, mais por um motivo de preservação própria e pra não ter que ficar ouvindo coisas como “nossa, você é rica demais pra gastar isso com bonequinhas, se não quer o seu dinheiro, me dá”. Acho isso uma babaquice completa, mas enfim, não se faz nada no mundo sem informação, então, pesquise. Lembre-se, não é só um brinquedo.

Alguns fóruns são otimamente cotados, como o nosso famoso e internacional Den of Angels. Nele você encontra praticamente qualquer informação sobre qualquer coisa. Também tem muita informação no BJDBrasil (grupo de BJD do Facebook) ou no fórum brasileiro Resin Heaven. O Den of Angels (popularmente conhecido no hobby como DoA) tem um vasto mercado baseado em qualificações positivas e negativas dos feedbacks dos outros usuários, a interface dele é meio bagunçada porque não é um site de compras, é um fórum, mas lá você encontra todos os limiteds que alguém comprou e não quer mais, encontra dolls de segunda mão bem conservados, bonitos e baratos (se você der sorte), enfim, essas coisas também dá pra achar no Resin Heaven ou no Facebook no BJDBrasil, porém, obviamente o fórum gringo tem muito mais opções porque conta com gente do mundo todo.

Bom, pra escolher seu modelo, primeiro você vai ter que ter as dúvidas pra poder tirá-las depois. Então agora que vocês já sabem onde procurar ajuda é hora de precisar dela xD

  • As lojas:

Existem muitas, mas MUITAS lojas de dolls. A maioria de nós sempre começa no hobby comprando algo que seja mais popular, que seja mais famoso, menos trabalhoso e mais fácil de encontrar informação, vou dizer que 80% das pessoas do hobby que eu já conversei sobre isso tiveram seu primeiro doll comprado na Dream Of Doll (Popularmente, no hobby, DOD), ou na Luts. Hoje essas lojas ainda são muito populares (apesar da Dream of Doll estar temporariamente fora do ar) e oferecem bons serviços, porém, existem muitas outras que você pode pesquisar e também existem artistas esculpindo bonecos novos a todo momento.

Contudo, mesmo que exista essa facilidade de correr nas maiores lojas, eu diria pra pesquisarem bastante. Existem milhares de opções e nesses grupos que eu falei têm listas de sites que vendem e ainda o feedback das lojas que as pessoas já compraram e explicam mais ou menos como funciona.

Segue uma lista de alguns sites alguns sites, mais famosinhos, mais fáceis:

Luts / Angell-Studio / SoulDoll / Soom / FairyLand / Iplehouse / Crobidoll

E além de tudo, ainda existem lojas que são conhecidas como “dealers”. Essas lojas são representantes oficiais que vendem dolls de várias lojas ao mesmo tempo. Vários possuem promoções especiais, descontos e formas de pagamento diferenciados.

A minha preferida é a Alice’s Collections.

Existem muitos outros sites, se vocês tiverem curiosidade em descobrir (quase) todos os links de lojas originais que vendem BJD, acessem esse link.

Cuidado com as lojas que vendem RECASTS. Recasts são dolls falsificados que muitas vezes se passam por originais e são feitos a partir de uma escultura apropriada sem autorização do criador. Clique aqui para mais informações.

  • As nomeclaturas:

Bom, como vocês já perceberam, o hobby é ensopado de nomes estranhos, siglas e de coisas que a gente fica perdido quando começa a pesquisar, eu vou admitir que quase pirei no começo. Então eu vou explicar logo algumas das coisas que possam deixá-los confusos.

DOD, DoA, AoD, DIM – Respectivamente, Dream of Doll (loja), Den of Angels (Fórum), Angel of Dream (loja), Doll in Mind (loja).

Volks – Volks é uma loja japonesa.

Makeup?… Faceup? – Sim, makeup ou faceup é o como é chamado o conjunto inteiro do rosto do doll, ou seja.. Não estamos falando daquilo que passamos no nosso rosto, tipo sombra, delineador e batom… Isso também entra no conceito makeup/faceup, mas em BJD, essas palavras servem para expressar TUDO o que é a pintura que compõe o rosto do doll: sobrancelhas, sombra, delineador, blush, batom, gloss, brilho, as linhazinhas em cima dos olhos, cílios de baixo dos olhos, etc…

Head sem faceup x Head com faceup

Body Blushing – É quando pintam áreas específicas do corpo do doll para dar mais “profundidade” e “realismo” ao modelo… Isso significa que ele vai ter um fixador (normalmente chamado de MSC) em todo o corpo, pode lascar com o tempo, tem que tomar cuidado com calças que tem fecho de metal e coisas que fiquem arrastando na resina. Também é legal evitar de ficar pegando nele o tempo todo… Eu recomendo não pegar essa opção quando se é iniciante com BJD….

Exemplo das mãozinhas da Winter com blushing de congeladinhas.

SDELF, DOC, 1/3, SD, MSD, YoSD, 70cm, Mega Gem, EID…. – Essas siglas e esses nomes são relativos ao tamanho do corpo (mold) do doll. Cada loja basicamente tem a sua nomeclatura, mas ela funciona da seguinte forma:

70+ – Aqueles que têm 70 CM ou mais, são encaixados aqui. No caso da Luts, por exemplo, são os Super Senior DELF, na Soom são os Idealians, Mecha Angels, na Iplehouse, EID e HID e assim vai acontecendo.

SD – São os mais “comuns” (adultos) por assim dizer. São os dolls de 60 a 65cm mais ou menos… Também são conhecidos como 1/3 (terminologia mais comum em lojas chinesas).

MSD – São os pequenininhos, normalmente são as “crianças”, têm entre 30 e 45cm. São o tamanho 1/4.

Slim MSD – Dolls com o tamanho dos MSDs, porém, com estrutura física de adultos, muito comuns na loja Fairyland.

YoSD – Menor ainda, 26 cm, por aí, também chamados 1/6.

Tiny – Os menorzinhos! Também conhecidos como 1/8 ou 1/12.

NS, WS, Tan – Normal Skin, White Skin, Tanned… São as cores das “peles” dos dolls, da resina. Cada loja tem o seu jeito de fazer e de chamar! Hoje existem dolls de muitas cores!

Exemplos das cores de resina da Dollshe e seus nomes!

Existem dolls além de 80 cm e menores que 12, mas não vou detalhar demais. Então já te adianto que provavelmente você vai ficar perdido com esses tamanhos o tempo todo, mas isso é coisa pra se acostumar com o tempo. Inclusive rola uma insegurança na hora de comprar uma roupa de uma loja que não é a loja que você comprou seu doll, já que as medidas deles são diferentes e tudo mais… Dê uma comparada no tamanho do doll que usa aquela roupa e no tamanho do seu, na dúvida, compre maior, porque é sempre melhor sobrar do que faltar. Mas pode acontecer de não caber, aí paciência, vende e compra outra xD Os mercados de segunda mão estão aí pra isso!

Pra ajudar a saber sobre os tamanhos, as lojas quase sempre disponibilizam a informação de tamanho no final do post de cada doll, como dá pra ver aqui, no caso da Luts:

Com essas tabelas você consegue ter a noção do tamanho do doll. Outra coisa que eu recomendo antes de comprar é sempre dar uma fuçadinha atrás de um botão chamado “FAQ” que quase todas as lojas têm. Lá eles falam sobre layaway, sobre envio para todos os lugares do mundo, formas de pagamento e tudo mais. É bom saber antes de fazer o pedido!

2. A order:

Quando você escolher o seu modelo e estiver pronto pra pedir (após passar por todo o drama das roupinhas, da make e da wig), você vai ter escolhido tudo. Não precisa ser necessariamente tudo da mesma loja, nem o corpo e a cabeça. Também não precisa comprar tudo de uma vez! Basta se assegurar com outros de que a cor da resina não vai ficar ABSURDAMENTE estranha (porque as cores das resinas das lojas são diferentes, então uma cabeça white skin de uma loja pode ficar extremamente mais escuro num corpo white skin em outra loja. Existem formas de ajustar isso, mas como esse post tem a intenção de tornar tudo mais simples, vamos escolher coisas mais compatíveis para começar. E, de novo, pra saber mais sobre a compatibilidade, procure grupos de dolls e peça ajuda para as pessoas). Então monte tudo no carrinho, olhe bem duzentas vezes pra ter certeza do que está fazendo e proceda pro Check Out.

A loja deve calcular o frete (nem todas as lojas possuem sistema de pedido pelo site, algumas é no e-mailzão mesmo). Após o frete calculado você vai poder preencher seus dados de envio, algumas lojas tem sistema de compras pelo site, o formulário aparece bonitinho, algumas outras já tem num lugar pra você dar Ctrl + C e Ctrl + V e fazer do jeito que se deve ser preenchido. Ali você tem que escrever seu endereço como se as pessoas fossem ter muitos problemas pra entender qualquer coisa. Eu digo isso porque às vezes você pode ficar com medo de soar redundante, mas é melhor repetir a mesma coisa várias vezes pra ter certeza. Pense que muitas vezes você está lidando com pessoas de outros países cujo idioma principal não é inglês e muito menos português, então ninguém é obrigado a entender o que é uma Rua Lady Gaga Aloka, 157, Parque aquático, São Gabriel dos Unicórnios, PD. Escreva tudo detalhadamente.

Sobre a taxa, muita gente fica de mimimi com essa informação, então se quiser saber mais sobre como funciona a taxa da alfândega recomendo o BJDBrasil no Facebook de novo, lá com certeza as pessoas serão legais com você e vão te ajudar a descobrir o que você precisa pra ter o seu dollzinho 🙂

No contexto mais comum, os dolls vêm montados, enrolados num travesseiro de proteção, em plástico bolha, com a make protegida por uma máscara de plástico, em uma caixa, dentro de outra da caixa. Por isso é tudo tão gigante e isso só chama mais a atenção da alfândega.

3. O Pagamento:

Pagar é simples, na verdade… Deve ser simples em qualquer lugar. Quando se trata de você dar o seu dinheiro pra alguém, as pessoas não costumam ter problemas com isso…

Bom, nas lojas de BJD você normalmente clica no botão “Check out” e aí ele te direciona direto pro paypal (quando você seleciona “paypal” como forma de pagamento… Eu não vou explicar de outro jeito porque eu não acho que vale a pena pagar de outro jeito). Aí você só faz o login, confere o valor e tudo mais… Confirma o pagamento. Se a loja não te direcionar pro Paypal de uma vez, você vai gerar uma order, com um número e vai precisar pagar manualmente. No site da loja, muitas vezes é fácil achar o endereço de recebimento logo na primeira página. Caso não encontre, procure o link do FAQ que eu já mencionei, porque eles normalmente falam o endereço de recebimento no FAQ. Se nada disso adiantar, mande um e-mail pra loja e aguarde a resposta.

Quando você possuir o endereço de recebimento de dinheiro da loja, vá no site do Paypal e faça login. Depois vá em “enviar pagamentos”, coloque o e-mail que deverá receber o dinheiro e coloque o valor a ser pago, escolher USD Dólares Americanos e “Enviar Pagamento”. Lá em baixo, no seu Paypal vai ter um campo para comentário. Coloque algo como “Payment from order number: INSIRA AQUI O NUMERO DA ORDER QUE FOI GERADA NO SITE”… Esse número é gerado quando você vai em “check out”… As vezes é fácil de achar, as vezes você pode precisar abrir outra aba e voltar no site da loja, ir no menu “Order Status” e encontrar a order e o número dela.. De qualquer forma é sempre bom colocar nos comentários do paypal o número da sua order, porque as lojas recebem muitos pagamentos por dia e muitos tem o valor parecido com o seu, então pra não ter risco nem rolo nenhum só escreve lá o número.

Não se preocupe em clicar porque só depois disso que ele vai te direcionar pra página onde você confere tudo, não é de imediato que o dinheiro é enviado… Tem uma página de confirmação antes disso.

Eu costumo, depois de pagar, acessar o site da loja de novo, ir no menu “Q&A” (Questions & Answers) e escrever uma nota pra eles informando o número da minha order e dizendo que eu realizei o pagamento, pedindo pra eles conferirem e me informarem se foi tudo direitinho… Só NÃO coloque o número da sua order no campo “Assunto” ou “Título” da pergunta e lembre-se de marcar como “Secret” os sites que mostram essa opção… Não é legal ficar deixando o número da sua order aparecer por aí, porque outras pessoas podem pegar o número e acabar fazendo alguma coisa com a sua order, então é melhor colocar apenas no corpo da mensagem e manter mais sigilo…

LAYAWAY

Oh meu deus! O que é isso?! -…. É como você vai ficar pobre pra sempre, sabe por quê? Porque você vai comprar TODOS, repito, TODOS OS DOLLS QUE SEMPRE SONHOU com essa opção… Brincadeira xD Mas facilita um bocado!

Mais comum nos fóruns e entre vendas de pessoa para pessoa, o Layaway é a opção de “dividir” o pagamento… Casas Bahia feelings, porque… Bom, alguém já ouviu falar em “6x sem juros” Well, com layaway você muitas vezes consegue dividir o valor de dolls caros em várias parcelas e aí ele acaba saindo num preço acessível… Algumas lojas, como Soom, Iplehouse e Dollshe, oferecem a opção de layaway para compras de dolls e basta você pagar um pouco a cada mês… Cada loja tem sua política de layaway e é bom ler isso no campo “FAQ” de cada loja. A única maior diferença do modelo que somos acostumados quando pensamos em “dividir no cartão”… É que você faz tudo isso manual… Você entra lá, todo mês, mais ou menos na mesma data e paga mais um pouquinho… Faz isso pelo paypal, como explicado lá em cima… E também, a loja só envia seu doll depois que você pagou ele TODO… Ou seja… antes de terminar de pagar, nada de doll. Às vezes o doll nem é produzido antes de você terminar de pagar. 3 mêses pagando, mais 2 esperando… Demora… Mas pra muita gente é o único jeito de realizar o sonho de ter um BJD…

Pra saber se uma loja faz layaway ou não, basta acessar o “FAQ” dela e olhar as perguntas lá, normalmente tem uma falando sobre layaway… Se não tiver, entre no “Q&A” e pergunte…

Algumas lojas que fazem layaway possuem o direcionamento direto pro paypal na hora da order, com o valor total no pagamento. Nesse caso, basta você não pagar… Isso mesmo, não pague a order, apenas finalize e quando for para o paypal feche a página do paypal e volte ao site da loja… Vá no “Q&A” e escreva uma nota dizendo o número da sua order e solicitando pagamento em layaway… Aí eles vão te dizer o valor certinho e como proceder com os pagamentos 8)… A Soom já dá pra você tudo dividido certinho, as parcelas e já te leva direto pro paypal pra pagar apenas a parcela, é facinho…

Cada vez que você pagar uma parcela, não se esqueça de voltar no site da loja e conferir se o paypal deles continua o mesmo… Depois de pagar, volte lá na loja DE NOVO, escreva no “Q&A” informando sempre o número da order, o tanto que você pagou, confirme quanto falta e a data do próximo pagamento… É bom manter o controle de tudo o que você está fazendo. Várias lojas de BJD são pequenas, administradas por pessoas que são mais artistas do que empreendedores e que muitas vezes acabam fazendo confusão, não por maldade, mas por falta de experiência. Então não custa nada manter o controle de tudo 🙂

4. O Tracking:

Depois de todo o sofrimento, o pagamento, e tudo mais, as lojas levam em torno de 1 mês ou 2 pra fazer o seu doll, como eu falei são esculpidos pra serem seus, com as coisas que você pediu/pagou pra ter, vão costurar as roupinhas (algumas vezes sob encomenda) e tudo da melhor forma possível pra ficar do jeito que você quer, então não fique enchendo a paciência dos vendedores. Eles estão fazendo as coisas pra ficarem do jeito que você pediu e demora MESMO. Claro que se passar desse prazo você tem que ir lá falar, mas tem que ter consciência que demora mesmo. Então, tenham paciência.

Um dia, depois de toda essa espera, você vai receber uma coisa chamada Tracking Number, já que eles normalmente enviam as coisas pelo serviço EMS de postagem e você tem o rastreamento total do objeto. Demora mais ou menos mais um mês pra ele chegar pra você… Ou mais até, já que são uns 7 dias pra chegar no Brasil, mais uns 20 a 25 dias na alfândega e mais uns 4 ou 5 dias até sua casa. Acontece. Pode ser mais rápido ou mais lento dependendo de onde você mora!

Quando taxar vai aparecer algo como “Objeto Tributado” no Tracking e aí você já sabe. Ao contrário do que todos pensam, você não precisa esperar na sua casa chegar uma carta dizendo o valor do tributo que você vai ter que pagar, quando aparecer no tracking “aguardando retirada” você pode ir até a agência do correio indicada no rastreio, saber qual o valor, pagar e retirar. Só aceitam pagamentos em dinheiro.

5. Em casa:

Aqui vão algumas recomendações para seu doll durar mais. Vocês não precisam seguir isso, mas é bom saber, caso queiram maior durabilidade. A maioria disso pode ser considerada frescura pra muita gente, mas, como eu falei, ninguém é obrigado a seguir nada, são só recomendações mesmo:

  • Não deixe todos meterem a mão – É caro, é seu. Às pessoas podem pegar? Claro, mas vai com cuidado.
  • Se possível, lave as mãos antes de manuseá-los – A gordura natural dos dedos acelera o processo de amarelamento e vai, aos poucos, sujando a make, que é uma coisa que não tem muito bem como lavar se sujar… Então é melhor estar com as mãos limpas…
  • Evite tocar no rosto do doll com make – A make é fixada com um spray chamado MSC… O MSC protege a make dos dolls da maioria das coisas, porém, como qualquer outra coisa, com o tempo vai desgastando e quanto mais você tocar, mais ele vai saindo… Não quer dizer que só de triscar a make vai sair, mas é bom evitar… Fora que dependendo da “leveza” do seu toque, pode ser que nem o MSC aguente e acabe lascando…
  • Se der, guarde-o sem roupas – Nem é todo mundo que faz isso… Algumas roupas, principalmente as que tem cores escuras, soltam tinta quando ficam em contato com a resina por muito tempo e aí pode acabar manchando. Pra saber se aquela roupa solta tinta ou não, é necessário lavar pra descobrir!
  • Banho de sol? NÃO! – A resina amarela com o tempo, isso é lei.. Mas o sol acelera e MUITO esse processo… Então o máximo que puder evitar o sol, evite! Quando for sair pra tirar fotos tudo bem, alguns minutinhos no sol não fazem problema… Eu sou do tipo que não concorda com pessoas que compram os dolls pra ficarem enfiados nas caixas pra sempre. Eles vão amarelar de qualquer jeito, principalmente os White Skins, então tem mais é que sair com eles mesmo, mas o que der pra evitar amarelamento a gente faz, né? Então quando estiver fora com ele, procure uma sombra. Se não estiver usando, guarde na bolsa de novo e tudo mais…
  • Evite cães, gatos e cigarro – Babinha, lambidinha e fumaça também ajudam no amarelamento.
  • Preferencialmente, mostre VOCÊ – Porque todo mundo quer ver, não entregue na mão da pessoa. Eles são grandes, montados com elástico, muitas vezes BEM mais pesados do que se espera, então o ideal é que você mostre pra pessoa quando ela pedir. Você já vai saber manusear melhor e mesmo que aconteça algo a culpa será sua e não da outra pessoa… Se a pessoa quiser tocar, melhor estender uma mãozinha ou um pézinho pra pessoa, evite partes com makeup, sempre.
  • Mostre pra todo mundo, tire muitas fotos, seja possessivo com ele 8) foi um parto conseguir e você conseguiu, tem todo o direito de se sentir especial por isso!

Bom, basicamente é esse o processo, sintam-se livres pra me perguntarem o que quiserem o.o

5 thoughts on “BJD: Como comprar

  1. Ninin says:

    Fiquei OBCECADA com essas bonecas e acabei tornando um sonho ter uma (ou mais kkk) e estava acompanhando canais de youtube e insta de gringos… não encontrava muito conteúdo BR e acho que só não soube procurar mesmo. Comecei a perder as esperanças, achando que seria impossível comprar sendo do Brasil, mas seu post me deu forças novamente! Agora, é me mexer pra realizar esse sonho. Muito, muito obrigada por essas informações!

    Like

Leave a comment